A Associação Casa Daniel toma nome do poeta Daniel Augusto Faria, que a sonhou nas visitas anuais a S. Pedro das Águias, na companhia de Carlos Moreira Azevedo e de Francisco Jorge Vieira.
A Associação Casa Daniel tem como objetivos:
- promover encontros de cultura espiritual
- fomentar o estudo da dimensão religiosa dos poetas e artistas
- proporcionar momentos de pacificação interior, de silêncio orante
- avaliar e rever os critérios de viver em sociedade
- aprender a contemplar e a celebrar a presença viva de Deus.
Precisamos da sua colaboração para levar por diante o projeto. Se o contributo for significativo (superior a 2.500,00 €), poderá entrar como membro fundador, com possibilidade de usar da casa dentro dos objetivos propostos.
Membros
Podem pertencer à Casa Daniel todos os que procurem viver o desejo de aprofundar a sua procura do Deus vivo. A Associação engloba duas categorias de membros: Membros Fundadores e Membros Colaboradores.
Membros Fundadores são aqueles que colaboram de modo significativo para a construção das casas da Quinta da Cruz e se comprometem a seguir integralmente o espírito e as exigências da Associação. Os Membros Fundadores têm o dever de manter a casa de oração capaz de receber hóspedes interessados em retirar-se para reflectir e salvaguardar o sentido espiritual que presidiu à criação da Associação.
Membros Colaboradores são aqueles que aceitam participar, no todo ou em parte, nas iniciativas com que a Casa Daniel procura realizar os seus objectivos, depois de admitidos pelo Conselho Diretivo. Têm o dever de contribuir para que a Casa Daniel prossiga as suas finalidades, mediante a presença e colaboração, na medida em que tal lhes seja possível, nas atividades promovidas. Os Membros Colaboradores têm o direito de, facultativamente, tomar parte nas reuniões e atividades da Casa Daniel, e de estar ao corrente do calendário das mesmas.