Apresentação

Ocorrem, no dia 9 de Junho de 2019, 20 anos da morte do notável poeta Daniel Faria (10-04-1971 a 09-06-1999). O Daniel esteve na origem da criação do que viria a chamar-se Casa Daniel, situada na Granjinha, perto do Mosteiro de São Pedro das águias, por ele visitado em anos sucessivos.

A Associação, que gere a Casa Daniel, decidiu promover um Colóquio "Se acender a luz não morrerei sozinho": receção de Daniel Faria, a 20 anos da morte, nos dias 8 e 9 de Junho de 2019, para assinalar tal acontecimento. Diversos trabalhos relativos aos seus escritos têm sido publicados em jornais e revistas, dada a virtualidade plurifacetada de um poeta maior. A sua obra tem merecido sucessivas edições e tradução em espanhol.

Pensamos que Tabuaço seria o melhor lugar para tal evento, motivando uma visita dos participantes, no dia 9, à Casa Daniel e ao Mosteiro. A Câmara Municipal pôs à disposição o seu auditório. Por isso convidamos todos a reservar esses dias para que possam estar presentes e se inscrevam pois o programa preparado é particularmente interessante. Podem alargar o convite a outras pessoas que admirem ou queiram conhecer o Daniel Faria.