Mensagem de Natal

Santa Maria dos Rochedos (1483-1486)
Leonardo da Vinci
Paris, Louvre (realizada para igreja franciscana de Milão, hoje desaparecida)

Ainda que os evangelhos narrem que João Batista, filho de Zacarias e Isabel, vivesse a infância e juventude no deserto (Lc 1, 80), diz a lenda medieval que Jesus o visitou quando também viveu no Egito. Um anjo transportou-os e facilitou o encontro entre Menino Jesus e Joãozinho. Quando isto aconteceu o deserto floresceu.

Leonardo oferece, qual observador dos fenómenos naturais, um fundo rochoso, animado de luz e jorrante de água, fonte de vida para plantas. Jesus será batizado por João, mergulhado na água do Jordão como sinal de nova vida.

A belíssima Maria, ao centro, protege o pequeno João com seu braço, pois no deserto viverá na pobreza e na essencialidade. O Menino Jesus fala com ele como predecessor. O anjo, que acompanhou Maria e Jesus nesta visita mística, olha para o observador na sua missão de guarda dos mistérios divinos. Os contornos das vestes fundem-se com a natureza, no estilo “sfumato” do pintor.

O encontro de corações numa paisagem que respira esperança impele-nos neste Natal de 2022 a sustentar o respeito pela criação, a multiplicar o afeto e a viver um estilo de vida essencial que preceda uma fraternidade universal.

Renasça a esperança em cada um e cada uma. Feliz Natal e bom 2023.

Similar Posts